quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Empresas investem na produção de sacolas ecológicas

06/02/2011 08h00 - Atualizado em 06/02/2011 10h41 Do PEGN TV

Uso das embalagens acrescenta valor às marcas, dizem empresários.
Com investimento baixo, é possível lucrar com a sustentabilidade.

Cada vez mais as empresas investem na tendência ecológica. E a produção de sacolas recicladas é um dos negócios lucrativos deste mercado.

Papel reciclado
Em outra empresa, o lixo vira matéria prima em novo estágio produtivo: bobinas feitas de papel reciclado se transformam em sacolas ecológicas.
“Vale a pena porque ela traz um valor de marca muito forte, ela acrescenta muito dentro da minha marca e da minha proposta junto com meus clientes”, diz o empresário Erik Ziegelmeyer, que compra 800 sacos reciclados por mês para seu restaurante natural.
Liliani D´Angelo, dona de uma loja de roupas femininas que compra mil sacolas a cada três meses, também vê vantagens: “um pacote para presente fica de fato um pacote e não um embrulho, o que aconteceria se fosse um saco de plástico. Evidente, é mais caro? É. O meu investimento é maior? É. Mas o meu retorno também”.
“Você tem aí uma tremenda oportunidade de produto, de negócio, juntando aí as duas coisas: o fato da sacola ser um grande vilão, você tem um apelo muito grande pra passar a usar sacolas ecológicas no seu negócio”, aponta o consultor Milton dos Santos.

Fonte: g1.globo.com

Empresários investem em sacolas retornáveis (Bolsas Verdes)



Aprovado projeto que institui coleta e substituição de sacolas plásticas no comércio (30.03.10)

Foi aprovado em primeira votação, por unanimidade, na sessão de hoje (30) da Câmara, projeto de lei de autoria do vereador Carlos Alberto Costa Rocha que dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no município de Feira de Santana. A segunda votação deve ocorrer na sessão desta quarta-feira.
O projeto institui a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no município, como forma de colocá-las à disposição do ciclo de reciclagem, visando proteger o meio ambiente. O descumprimento da lei implicará em multa, contra a empresa infratora, da ordem de 100 a 10 mil UFIRs.
Competirá às sociedades comerciais e empresários titulares promover a coleta e substituição das sacolas e sacos plásticos, compostos de polietilenos, polipropilenos e similares usados para o acondicionamento e entrega de produtos e mercadorias aos clientes, por sacolas reutilizáveis – aquelas que sejam confeccionadas em material resistente ao uso continuado e que atendam à necessidade dos clientes.
Uma vez aprovada à lei, as empresas terão prazo para ajustar-se.  As micro-empresas terão três anos para se adequar; as empresas de pequeno porte, dois anos; demais sociedades e empresários titulares vão dispor de um ano para substituir as sacolas plásticas pelas reutilizáveis.
Os estabelecimentos que não tenham promovido a substituição ao final do prazo previsto ficam obrigados a receber sacolas e sacos plásticos a serem entregues pelo público, independente de sua origem e estado de conservação. A lei prevê ainda que após sua publicação, a cada cinco itens comprados no estabelecimento o cliente que não usa o saco ou sacola plástica terá direito a desconto de três centavos sobre suas compras.
Será obrigatório, conforme prevê a lei, que os estabelecimentos fixem placas informativas nos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, no prazo de um ano após a medida em vigor, com os seguintes dizeres: “Sacolas plásticas convencionais dispostas inadequadamente no meio ambiente levam mais de 100 anos para se decompor. Colaborem, descartando-as em locais apropriados à coleta seletiva. Use sacolas recicláveis”.

Video mostra impacto da garrafa d'água

A americana Annie Leonard, criadora do vídeo The Story of Stuff "A História das Coisas", acaba de lançar um novo vídeo sobre os impactos causados pelas garrafas de água. Por enquanto só existe a versão original em inglês com legenda em português. Confira:



Vídeo
A História das Coisas - Versão Brasileira

não ao lixo marinho!

Já sabemos, mais do que nunca, as consequências que o lixo traz para a fauna marinha (fotos). Pensando nisso, depois da campanha "Rise Above Plastic", surge mais uma belíssima campanha criada para a Surfrider Foundation (clique para saber mais sobre a ONG).

Confira abaixo as peças criadas que foram muito bem pintadas a mão e depois assine a petição contra o lixo marinho!

"Each years, millions of marine animals are killed by our rubbish. Sign the petition against marine debris at notonourbeaches.com"

"Cada ano, milhões de animais marinhos são mortos pelo nosso lixo. Assine a petição contra o lixo marinho em notonourbeaches.com"


(clique nas imagens para ver maior!)
 



Saco de Papel ou Ecobag?



Click para Ampliar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...