segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dicas para eliminar as sacolas plásticas e usar bem a ecobag

Os plásticos se acumulam nos lixões e precisam, sim, aparecer menos em nosso dia a dia. Veja como reduzir o consumo e conheça iniciativas de supermercados como o Carrefour, que em quatro anos vai eliminar as sacolinhas em toda a sua rede. Saiba, também, como higienizar sua ecobag

 Shutterstock

Todos os dias, você ouve dizer que é preciso reduzir o uso das sacolinhas plásticas. Em qualquer cena de chuvas fortes - seja pela TV ou pessoalmente - você se depara com plásticos que se acumulam nos bueiros e lixões. Sim, por que mesmo que você reutilize os saquinhos para armazenar o lixo reciclável, muitos vão parar no meio dos resíduos orgânicos. O ideal, portanto, é aderir às ecobags.

No entanto, apesar de ser uma escolha mais consciente, é necessário ter cuidado com a limpeza de suas sacolas retornáveis. Uma pesquisa feita nas Universidades do Arizona e Loma Linda (da Califórnia), nos Estados Unidos, mostrou os riscos de usar as ecobags quando estão sujas. Depois de analisar 84 sacolas, os pesquisadores verificaram que ela pode ser foco de contaminação por bactérias como a E.coli. e a salmonella (causadora de vômito, diarréia e febre por uma semana, e de coliformes fecais, provocando até pequenas hemorragias). Outro perigo de manter a ecobag suja é contaminar os alimentos. Se estiver úmida, a bactéria pode sobreviver por 48 horas. Sem umidade, por 24 horas. Para higienizar sua sacola corretamente, siga as dicas do biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Dr Bactéria:

-->O ideal é levar sempre uma sacola limpa. Quando voltar das compras, coloque-a na máquina de lavar com sabão.

-->Ainda úmida, borrife em toda a superfície uma solução feita com uma colher (sopa) de água sanitária diluída em um litro de água – não fica com o cheiro do produto.

É preciso reduzir

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro usa em média 66 sacolas por mês. Isso significa, por ano, quase 800 sacolas. Outro dado que impressiona: em uma cidade como São Paulo, com cerca de 10 milhões de habitantes, se as sacolas usadas durante quatro dias pelos moradores forem alinhadas, a quantidade será suficiente para uma volta completa ao redor da Terra.

Pensando em como chamar atenção para o enorme impacto ambiental dos sacos plásticos no planeta, o Ministério do Meio Ambiente está promovendo, desde junho de 2009, a campanha Saco é um Saco. Um dos parceiros desta campanha é o Carrefour, que se comprometeu, dentro dos próximos quatro anos, a eliminar as sacolas plásticas em toda a sua rede. O primeiro passo para esta mudança começou em 15 de março na unidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

Além do Carrefour, outras redes de supermercado estão fazendo a sua parte. No Pão de Açúcar, você recebe pontos no cartão Mais (que podem ser acumulados e trocados por descontos) cada vez que carrega sua ecobag; já nos supermercados Sonda, é possível optar por sacolas de papelão retornáveis (que você leva para a casa) ou caixas. No Rio de Janeiro, uma lei da Assembléia Legislativa determinou que os estabelecimentos comerciais do Estado terão até 2012 para se livrar totalmente das sacolas plásticas descartáveis e substituí-las por outras feitas de material reutilizado. Outra medida sustentável foi tomada pela prefeitura de Washington, nos Estados Unidos. Lá, desde janeiro de 2010, os moradores pagam um imposto de cinco centavos por cada saco plástico usado em compras de supermercados. O valor arrecadado financia a despoluição de um rio local. Já em San Francisco, também nos Estados Unidos, os saquinhos estão proibidos desde 2008, sendo substituídos por bolsas de papel nos supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...