segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Adesão a Ecobags ainda é pequena

Seg, 23 de Agosto de 2010 10:41

Poucas pessoas usam efetivamente suas ecobags. Pelo menos é isso que mostra a pesquisa realizada em supermercados, lojas, livrarias, farmácias, quitandas, entre outros, pela Gatto de Rua, confecção especializada em soluções têxteis.
Da amostragem apenas 34% que possuem as sacolas ecológicas e dessas, 71% das pessoas não a estavam utilizando na hora da compra. Os principais motivos apresentados foram: esquecimento, pouca praticidade para carregar a ecobag e a opção de alguns consumidores em reciclagem das sacolas plásticas para outros fins. "Embora tenha havido um avanço considerável na conscientização ambiental, os consumidores compram as sacolas ecológicas, mas a utilizam mais como um acessório para passeio do que como medida de preservação ambiental. As pessoas precisam se conscientizar das conseqüências para o nosso planeta", explica Elaine Guapo, diretora de Marketing da Gatto de Rua, empresa patenteadora da Bag Market.
As mulheres são as que mais utilizam as sacolas ecológicas, elas representam 83% dos consumidores ecologicamente corretos. A utilização das ecobags é mais notada em supermercados com 68%, contra 23% em quitandas, e 9% em outros tipos de estabelecimentos.
Quanto a não adesão ao uso, os dados mostraram que se deve ao fato de os consumidores utilizarem as sacolas plásticas: em latas de lixos; para recolher dejetos de animais; e para transportar objetos (como toalhas em localidades praianas, roupas e guarda-chuvas molhados, livros, etc.).
O levantamento foi realizado para a Gatto de Rua com 1.064 pessoas, entre 19 a 30 de julho de 2010 em diversos estabelecimentos.Guapo afirma que em cidades onde foram adotadas medidas para proibir ou coibir a utilização de sacolas plásticas, e a população colaborou, o número de adesões são significativos. Por exemplo, em Xanxerê, cidade de 42 mil habitantes no interior de Santa Catarina, por iniciativa da própria população, pois não há legislação específica, conseguiu-se cortar 91% do uso dos sacos desde abril de 2009, quando os supermercados passaram a cobrar pelas sacolas plásticas: R$ 0,50 por cada embalagem com cinco.
A especialista alerta também que cabe as empresas desenvolverem produtos que sejam práticos, maleáveis e de fácil utilização para os consumidores. "Não adianta ter um produto bonito, mas fica guardado em casa ou no carro, seja pelo seu tamanho e textura. Hoje, o consumidor que praticidade. Quer colocar sua sacola ecológica na bolsa ou pasta e esquecer que ela está lá. Pensando nisso, nós desenvolvemos três alternativas para estimular o uso das ecobags", explica.
As opções com a assinatura da Gatto de Rua, que já estão disponíveis no mercado, são:
bag_markBag Market: sacola em TNT própria para as compras do mês. São três sacolas, separadas por tipos de compras: geladeira, alimentos em geral, higiene e limpeza, a fim de não misturar produtos de gêneros diferentes. As sacolas podem ser carregadas separadas ou unidas por velcros, que se encaixam perfeitamente em carrinhos de supermercado. É resistente ao uso constante, higiênicos e podem ser lavados na máquina.


bolas_chaveiroSacola Chaveiro: Sacola retornável de tecido, confeccionada em nylon. Prática e pequena pode ser levada junto com o molho de chaves. Leve, resistente e lavável, pode ser dobrada, ficando na forma de um chaveiro de aproximadamente 7,5cm X 9,5cm. Tamanho da sacola aberta: 42 cm X 50 cm (com as alças).  

bolsa_bolaSacola Bola: Confeccionada em microfibra, a Sacola Bola pode ser dobrada e amarrada, ficando no formato de uma pequena bola. O produto é lavável, retornável e fácil de guardar. A Bag Market é uma única sacola organizadora no mercado brasileiro, voltada para o público final, que não quer carregar inúmeras sacolinhas ecológicas em suas compras. É voltada para as grandes compras, para facilitar na hora da escolha dos produtos, passagem nos caixas e transporte. Os outros dois foram desenvolvidos para clientes corporativos (estabelecimentos, supermercados e empresas em geral) e por serem simples, maleáveis e práticos podem ser utilizados em ações promocionais ou como brindes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...