segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Simpósio Internacionaç Sobre Sustentabilidade Segunda Edição

http://portal.ftc.br/eventos/sustentabilidade/_img/interna_marca_evento.pngA Rede FTC tem consciência do seu papel como geradora de capital em forma de conhecimento e sempre apostou na sustentabilidade como uma das suas diretrizes básicas. Por isso, além de adotar práticas sustentáveis, sempre buscou promover a responsabilidade socioambiental junto a colaboradores, fornecedores, alunos e à comunidade em que está inserida, através de projetos como o FTC Verde ou através da disseminação de conhecimento científico: a FTC ofereceu o primeiro Mestrado Profissional em Bioenergia do país.
Entendemos que as empresas modernas precisam aprender a enxergar a responsabilidade ambiental de um jeito novo, como a responsabilidade sobre ativos ambientais, e começar a se capacitar para transformá-los em econegócios, que vão gerar lucros sociais, ecológicos e econômicos. E assim vamos transformar riscos ambientais em oportunidades de geração de rendas adicionais, reduzindo impactos e valorizando marcas. A sustentabilidade estimula a inovação e a redução de custos, porque exige que as pessoas e empresas façam mais e melhor usando menos.
Acreditando na sua importância para a valorização da empresa e para garantir melhor qualidade de vida para as próximas gerações, a FTC apoia e aposta na adoção de projetos de desenvolvimento sustentável e na realização de eventos ligados à área, como o Simpósio Internacional Sobre Sustentabilidade.
Este evento reunirá importantes lideranças empresariais, governamentais e comunitárias para discutir, promover, disseminar e estimular discussões sobre a sustentabilidade. Também serão apresentadas experiências empresariais de sucesso, com o objetivo de compartilhar práticas e soluções, que demonstrem que a sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial competitivo para ser condição necessária às organizações existentes. Esta visão, ao tempo em que responde às urgentes necessidades do presente contribui para garantir às gerações futuras um planeta sustentável e dignamente habitável.

Você sabia que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora pelos brasileiros?

Saiba como você pode reduzir esse número!

DICA 1: Use sacolas retornáveis e recuse sacolas plásticas
Leve sempre com você uma sacola retornável, evitando assim a necessidade de pegar sacolas plásticas no supermercado, na padaria, na farmácia, na papelaria.
DICA 2: Use alternativas e reduza seu consumo de sacolas plásticas
Caixas de papelão, engradados de plástico no porta-malas do carro, carrinhos de feira, sacos de papel kraft: há várias alternativas além das sacolas retornáveis para diminuir o consumo de sacolas plásticas.
Escolha aquela que melhor se adapta às suas necessidades e adote essa opção.
DICA3: Use toda a capacidade da sacola
Se você esquecer sua sacola retornável e precisar usar sacolas plásticas, utilize toda a capacidade delas.
As sacolas plásticas comuns devem aguentar até 6 kg.
Se um saco plástico já é problema, imagine os 500 bilhões de sacolinhas que são distribuídas todos os anos no mundo?
DICA 4: Reduza o uso de sacolas plásticas como sacos de lixo
Não é preciso usar sacolas plásticas para acondicionar os materiais recicláveis – o lixo seco.
Separe os materiais recicláveis em caixas ou sacos de lixo grandes e deposite-os diretamente nas estações de coleta seletiva, levando de volta a caixa ou o saco para serem reutilizados.
Deixe as sacolas plásticas apenas para acondicionar o lixo úmido – restos de comida, de poda – e o lixo de banheiro.
DICA 5: Passe esse hábito adiante

Consuma sacolas plásticas de maneira consciente – REDUZA, reutilize, recicle, e, sempre que puder, RECUSE 
.
Assim como nos acostumamos a usar sacolas plásticas, podemos nos habituar a deixar de usá-las.

Utilizar sacolas retornáveis e outras alternativas é só questão de hábito – e novos hábitos se multiplicam através do exemplo.

Vamos construir novos hábitos de consumo consciente, começando pelas sacolas plásticas.
Dê o exemplo!


É verdade que existe uma mancha gigante de lixo plástico no oceano?

Click na imagem para ampliar

Matéria da revista mundo estranho e já exibido no fantástico.

"Descoberta no Pacífico, em 1997, tem uma dimensão descomunal. Formada por sacos e garrafas de plástico, anda à deriva num oceano imenso."

"Por conta dessa “porqueira” produzida por todos nós, o Oceano Pacífico hoje tem uma mancha equivalente ao duplo espaço territorial dos EUA. Curtis Ebbesmeyer, oceanógrafo especialista no assunto, afirma que o lixo encontrado nas praias banhadas pelo Pacífico são sinais da movimentação dessa enorme “sopa de plástico”. O tempo para a decomposição desse material no mar é diferente da terra. As ações do sol e da água transformam as partículas do plástico formando uma enorme bolha.
Da bolha plastificada, a cadeia. Nós alimentamos a poluição, o mar é tomado por plástico, os animais que vivem nas regiões maritmas consomem alimentos e água contaminados. Aqueles que sobrevivem, intoxicam a carne. Os demais, morrem. E qual será o final dessa história?" Fonte: Oceano plastificado
"Estudo realizado em parceria com British Antarctic Survey mostra que o lixo marinho já atinge áreas remotas da Antártida". Fonte: Greenpeace Brasil


Click na imagem para ampliar

Click na imagem para ampliar


As imagens são da Grande Ilha do Lixo.












Saiba mais: Mais informações sobre o lixo plástico nos oceanos (Veja o Infográfico - A viagem do lixo grande)

Infográfico - A viagem do lixo

Veja também:
A ilha de lixo
O lixão dos mares
Sopão de plástico
Mancha de lixo põe em risco a fauna no Pacífico
Você já deve ter ouvido falar da gigantesca ilha de lixo que bóia no meio do Oceano Pacífico
Ilha de sujeira nos oceanos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...