terça-feira, 8 de junho de 2010

São Paulo - Câmara aprova projeto de lei contra sacolas plásticas em supermercados

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou, em primeira votação, nesta terça-feira (27), um projeto de lei que obriga os supermercados a substituir sacolas plásticas por sacolinhas reutilizáveis. O texto ainda vai passar por uma segunda votação, antes de ser encaminhado para o prefeito Gilberto Kassab.
Mas já há no estado várias iniciativas para incentivar os consumidores a dispensar as sacolinhas na hora da compra.
Há supermercado que dá desconto no preço dos itens comprados para quem usa caixas e sacolas retornáveis. Além disso, há ainda um caixa preferencial para esses clientes. A intenção é diminuir pela metade até 2013 o consumo mensal de mais de 1 bilhão de sacolas plásticas.
Uma sacola plástica leva 300 anos para sumir na natureza. Aos poucos, os consumidores brasileiros descobrem outro tipo de embalagem para prejudicar menos o meio ambiente. Levantamento do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos mostra que 500 milhões de sacolas deixaram de ser produzidas neste ano, mesmo assim ainda são 16 bilhões todos os anos.
Num outro supermercado, os clientes podem depositar em caixas verdes as embalagens que não querem levar para casa. O programa de pré-reciclagem busca incentivar o uso de sacolas retornáveis. A ideia é acomodar o maior número possível de produtos no pacote retornável e recorrer o mínimo possível às sacolinhas plásticas.
A rede de supermercados aposta na variedade de embalagens retornáveis para conquistar o cliente: são sete modelos. Quem já faz parte do clube de pontos, ganha mais desconto quando dispensa a sacolinha plástica.

Leia Mais
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/camara-aprova-projeto-de-lei-contra-sacolas-plasticas-em-supermercados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...