terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TECIDO NÃO TECIDO (TNT)


O TNT é um material confeccionado em tecido a base de prolipopileno e viscose que apresentam entre suas principais características o fato de serem atóxicas e semipermeáveis, impedindo a passagem de partículas ou gotas de fluidos contaminados, obedecendo assim os rígidos padrões de qualidade.

O TNT é conhecido como "Tecido não Tecido", pois não é feito da maneira convencional.

O TNT é um produto constituído com polímero 100% em polipropileno que permite fácil transformação no processo de fabricação (Spunbond) com filamentos contínuos termossoldados. Em outras palavras é um tecido produzido em processo semelhante ao de fazer papel. Fibras de polímero são prensadas na temperatura certa se fundindo e dando origem ao tecido fibroso. Também podem ser feitos com ligas de outros tecidos.
 TNT é um produto biodegradável e aprovado pelos órgãos que regem e ditam a proteção da ecologia mundial.

Os tecidos não tecidos biodegradáveis. São feitos com polipropileno no qual foi adicionado o aditivo oxibiodegradável PDQ-H®, que degradam em um tempo muito menor que os plásticos comuns, contribuindo para a redução de resíduos e do lixo urbano e para a preservação do meio-ambiente.
"Biólogos afirmam que, para se decompor na natureza, as sacolas plásticas levam cerca de 200 anos. O prazo do TNT é de 6 meses a um ano". Fonte: Sacolas retornáveis substituem as de plástico
"A fibra de polipropileno retornável de 80g, um TNT lavável, originado do plástico, leve e de uso sustentável.  Após o tempo médio de uso de cinco anos, pode-se descartá-lo na coleta reciclável de lixo" fonte: funverde.org.br

Mais Sobre o TNT

Conforme a norma NBR-13370, não tecido é uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) e combinações destes.
O nome não-tecido vem do fato de que este material, não passa por teares, comuns na fabricação de tecidos, durante seu processo de fabricação. Assim sendo, as fibras não são tecidas pelo modo convencional, passando a ser designado como não-tecido. Suas fibras não são tramadas segundo um arranjo ordenado, mas sim, dispostas aleatoriamente.
O não tecido também é conhecido como nonwoven (inglês), notejido (espanhol), tessuto nontessuto (italiano), nontissé (francês) e vliesstoffe (alemão).
A produção de não tecidos aplica e combina tecnologia de diversas indústrias, como a têxtil, a papeleira, de couro, de plástico, podendo, a qualquer momento, surgir novas tecnologias.
Os não tecidos como fabricados são fornecidos normalmente em grandes rolos e chamados internacionalmente de “Roll Good”, podendo sofrer processo posterior de transformação ou conversão.
Os não tecidos podem ser utilizados tais como produzidos e acabados. Ou receberem outros processos de transformação para melhor adequá-los ao uso final, tais como: estampagem, tintura, adesivagem, chamuscagem, dublagem, resinagem, gofragem, flocagem e outros. A manta, estrutura ainda não consolidada, é formada por uma ou mais camadas de véus de fibras ou filamentos.


Formação da manta

A manta é formada por uma ou mais camadas de véus de fibras ou filamentos obtidos pelos seguintes processos: cardagem, fluxo de ar, deposição eletrostática, suspensão em meio líquido.

Gramatura (peso por unidade de área)

Leve: menor que 25 g/m2;
Médio: entre 26 e 70 g/m2;
Pesado: entre 71 e 150 g/m2;
Muito pesado: acima de 150 g/m2

Matérias-primas utilizadas

Na maioria dos casos, as fibras/filamentos representam a principal matéria-prima na fabricação dos não tecidos. Sua proporção nos produtos finais varia de 30 a 100%. É sempre indispensável a indicação nominal e porcentual da composição de suas matérias primas constituintes.
As propriedades das fibras/filamentos somadas às fornecidas pelo processo de fabricação/consolidação/transformação definem as características finais dos não tecidos e também seu desempenho.
Matérias-primas das fibras/filamentos mais utilizadas:
a) artificiais: viscose, vidro, silicone, acetato;
b) naturais: lã, algodão, coco, sisal, cashmere, asbesto, metálicas (níquel-cromo, césiocromo) e cerâmicas;
c) sintéticas: Poliéster, Polipropileno, Poliamida (nylon), Poliacrilonitrita (Acrílico), Polietileno, Policarbonato;
d) dispersões poliméricas: látex sintético (polímero insaturado de butadieno), polímeros de ácido acrílico, polímeros vinílicos (acetato de vinila, éter vinílico, cloreto de vinila), ou copolímeros destes;
e) soluções: poliuretana e borracha silicônica;
f) sólidos (pós e pastas): termoplásticos (copoliamidas, polietileno, EVA e PVC) e termofixos (resina fenólica).

FABRICAÇÃO DE SACOLAS EM TNT

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de TNT, estima-se que este mercado pode ainda expandir entre 10% a 12%, visto que, o Brasil ainda é considerado um país emergente neste mercado, segundo especialistas. Diante desses fatos apresentados, abrem-se oportunidades para os pequenos empresários, uma destas é a fabricação de sacolas e embalagens para presente de TNT.
Os não tecidos podem ser leves ou pesados; macios, flexíveis ou rígidos; coloridos ou estampados; absorventes, impermeáveis ou porosos. São escolhidos para determinadas aplicações de acordo com a característica que se deseja. No caso de embalagens para presentes, a sugestão de matéria-prima é um não tecido com gramatura em torno de 50g, sendo esta uma gramatura com certa resistência para suportar o peso dos presentes.

Para saber mais veja o novo poste:Dossiê Técnico: Informações Sobre o Tecido não Tecido (TNT)

36 comentários:

  1. olá
    gostei da sua matéria,
    pergunta será que o tnt para uso de coador de café por exemplo traz algum problema para a saúde ? aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não sei ao certo se realmente o coador para café de TNT faz mal. Segundo matéria publicada 09/06/2011 no link abaixo, existe uma substancia chamada bisfenol-a que dá maleabilidade ao plástico e quando aquecido libera essa substancia nos alimentos e pode causar danos a saúde, tem de ser verificado de essa substancia existe no TNT. Segue o link da matéria para mais informações.

      Crescer - NOTÍCIAS - Mamadeira de plástico faz mal?
      http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI12555-15150,00.html

      A polêmica dos plásticos com bisfenol em produtos infantis | Blog
      http://saudeinfantil.blog.br/2011/06/a-polemica-dos-plasticos-com-bisfenol-em-produtos-infantis/

      Excluir
  2. Bom dia! Gostaria de saber se pode sublimar (200graus celsius)
    e aplicar strass (140graus celsius) usando uma maquina de prensa no TNT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo especificação prensa térmica:

      Temperatura: TNT a 210º
      Tempo: TNT a 25 seg
      Pressão: Baixa/Média

      Fonte: http://www.smartybrasiltransfer.com.br/produto/papeis-transfer-e-sublimacao/polipaper-transfer-c-10-unidade/polipaper-papel-transfer-ink-jet-para-papel-papelao-e-tnt-10-folhas-ink-jet-tinta-sublimatica-ou-pigmentada-ref-4128/367/

      Excluir
  3. Olá,
    gostaria de saber se o TNT pode ser reciclado e como devo descrever o tipo de material (embalagem de polipropileno ou embalagem de TNT?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O tecido TNT originado da fibra plástica de polipropileno é retornável, lavável, leve e de uso sustentável. Após o tempo médio de uso de cinco anos, pode-se descartá-lo na coleta reciclável de lixo"

      Excluir
  4. É possível usar para fazer mudas de plantas e depois enterrar junto com a mudinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser usado para enterrar junto com a planta, segundo a matéria prazo para biodegradar o TNT é de 6 meses a um ano. O TNT biodegradável é feito com polipropileno no qual foi adicionado o aditivo oxibiodegradável PDQ-H®, que degradam em um tempo muito menor que os plásticos comuns, contribuindo para a redução de resíduos e do lixo urbano e para a preservação do meio ambiente.

      Excluir
  5. Boa tarde

    sabem onde é que eu posso comprar TNT em rolo? Ou quem é que fabrica o TNT cá em Portugal? Precisava de 2 rolos com uma cor muito especial.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá raquel, não sei informar. Lamento não poder ajudar.

      Excluir
  6. Boa tarde

    sabem onde é que eu posso comprar TNT em rolo? Ou quem é que fabrica o TNT cá em Portugal? Precisava de 2 rolos com uma cor muito especial.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Eu compro retalhos e resíduos de TNT
    Trabalho na reciclagem desse material.
    Estou a disposição para maiores esclarecimento.
    19_997885326

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, poderia entrar em contacto comigo através de email pff?
      Email: leandrolima-8@live.com.pt

      Excluir
  8. Boa noite! Para fazer sacolas descartáveis tem alguma gramatura específica? No tnt eu posso fazer transfer?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!

    Gostaria de fazer sacolas para minha empresa de TNT, mas precisava de um tnt mais grosso vocês saberiam me dizer como eu solicito esse tnt mais grosso na hora da compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia, boa tarde!
      Veja qual a gramatura da amostra que tem e solicite a sacola com uma gramatura maior.
      O TNT está disponível nas gramaturas: 20 / 25 / 30 / 40 / 60 / 70 / 80 / 100 / 120 e 150

      Excluir
  10. Gostaria de saber se conhece alguém que. Compre resíduos de tnt pegue no local

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, estou procurando informação sobre o tnt e gostaria de saber se você pode me ajudar?
    Qualquer tnt com gramatura acima de 70 gr pode ser usado para sublimação ou existe um tnt especifico para sublimação? ( Nos sites que estou procurando quando coloco sublimação só aparece 70gr, 120 gr e 250gr? daí a dúvida...
    De qualquer forma obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigica, boa tarde!
      Acho que é um material desenvolvido para esse fim, não domino a técnica de sublimação, mas, pelo que pesquisei existem duas formas básicas: Impressão direta e transferência térmica. O processos térmico por calor transfere a imagem para o tecido. Ou com uso de um impressora ou plotter para este fim.

      http://www.inkmixx.com.br/foto-produtos-tnt-sublimar-tecido-pet/

      Excluir
  12. Qual a composição química do TNT??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O material usado é o Polipropileno (PP) e a sua forma molecular é (C3H6)x. adicionado o aditivo oxibiodegradável PDQ-H que degradam em um tempo muito menor que os plásticos comuns.

      Mais informações acesse: Dossiê Técnico: Informações Sobre o Tecido não Tecido (TNT)
      http://sacolapratica.blogspot.com.br/2011/04/informacoes-sobre-o-tecido-nao-tecido.html

      Excluir
  13. OI BOA TARDE GOSTARIA DE SABER QUAL O TEMPO E A TEMPERATURA IDEAL PARA FECHAR UMA SACOLA DE TNT ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei esse vídeos podem dar uma boa base para melhora seu processo e tirar as duvidas que tem.

      https://www.youtube.com/watch?v=9WNuWnRBt4Q

      https://www.youtube.com/watch?v=_gWKVNxilm4

      Excluir
  14. Gostaria de utiliza lo em.um projeto de cobertura de telhado envolvido em tinta emborrachada, qual seria a vida útil de nesse processo? Seria uma camada de tinta emborrachada o tnt e mais duas camadas de tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esteja falando de uma laje, o ideal para essa aplicação seria uma manta asfáltica.

      Como irá ficar exposto ao sol, chuva o tnt não terá uma vida útil longa e não terá o resultado que espera.

      Excluir
  15. Olá, estou pesquisando sobre sobre a melhor embalagem para o meu produto em termos de sustentabilidade. Ou seja , que material agride menos o ambiente na sua produção e descarte : o tecido de algodão, que usa muitos defensivos em seu plantio , o papel Kraft , que se relaciona com a derrubada de grandes áreas e descuido com o solo ou a embalagem de TNT. Grata .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, boa tarde!
      Acho que o tnt é uma boa escolha, se for um produto que a embalagem seja descartada indico o tnt aditivado para decomposição rápida em 6 meses.

      Veja essa matéria da puma para desenvolvimento de uma embalagem para seus produto espero que a inspire.

      http://sacolapratica.blogspot.com.br/2010/08/puma-inova-sua-embalagem.html

      Excluir
    2. Clever Little Bag by PUMA and FuseProject

      Excluir
  16. Teriam contatos para comprar a maquina que fabrica o TNT.

    ResponderExcluir
  17. Trabalho na reciclagem de TNT polipropileno,sobras do corte ou mantas interessados favor entrar em contato.
    19-997885326
    Leandro

    ResponderExcluir
  18. boa tarde gostaria de saber qual empresa que recicla o tnt sujo de terra

    ResponderExcluir
  19. O TNT é material reciclável?

    ResponderExcluir
  20. Olá bom Dia
    Tenho uma Dúvida 🤨
    Será que o Tnt aguenta sol e chuva
    Ser usado como faixa
    Aquelas que colocamos lá em cima perto do porte de energia?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, gostaria de fazer toalhas de mesa para festa, mas não sei que gramatura usar? Qual é a melhor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Alguém tem a informação de quanto custa para uma empresa de reciclagem receber o TNT, o valor do kg??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...