segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Carnaval 2010: ecobag da Bombril vira febre em camarote

sábado, 13 de fevereiro de 2010, 01:58

São Paulo - Além da camiseta com o slogan da Brahma, obrigatória para aqueles que frequentam o camarote da cerveja no Sambódromo do Anhembi, um outro acessório tornou-se indispensável entre os foliões na primeira noite de desfiles na capital paulista. Amarela e em formato de esponja de aço, a ecobag (sacola ecológica) distribuída pela empresa Bombril tem sido levada a tiracolo pela maior parte dos frequentadores do camarote. Para aproveitar melhor o carnaval, sem precisar carregar bolsas grandes ou mochilas desconfortáveis, os foliões têm guardado os seus bens de valor nos pequenos acessórios promocionais, tornando a pequena malinha tendência no camarote da cerveja.

Distribuído por promotoras caracterizadas com camisetas da empresa, o acessório faz parte da nova campanha publicitária da Bombril, que lança nos próximas semanas uma esponja de aço ecológica. O tempo de degradação do produto é mais rápido do que o normal, além de ser higiênico, não permitindo a acumulação de bactérias. De acordo com o diretor de marketing da empresa, Marcos Scaldelai, a empresa investiu ao todo cerca de R$ 1 milhão em ações de marketing durante o carnaval. "Os convidados e o público estão dispostos a interagir com as marcas e a compartilhar o momento de festa. Por isso, escolhemos o carnaval para apresentar um dos nossos principais lançamentos de 2010", afirma.

Além da distribuição das ecobags estilizadas, a empresa disponibilizou ao Bar Brahma uma equipe de 70 profissionais que estão responsáveis pela limpeza dos camarotes. "O mutirão da limpeza é uma forma de chamar a atenção da população sobre os perigos que o acúmulo de lixo pode trazer evitando, dessa forma, transmissão de doenças, alagamentos e enchentes", explica o diretor de marketing da empresa.

Adesão a Ecobags ainda é pequena

Seg, 23 de Agosto de 2010 10:41

Poucas pessoas usam efetivamente suas ecobags. Pelo menos é isso que mostra a pesquisa realizada em supermercados, lojas, livrarias, farmácias, quitandas, entre outros, pela Gatto de Rua, confecção especializada em soluções têxteis.
Da amostragem apenas 34% que possuem as sacolas ecológicas e dessas, 71% das pessoas não a estavam utilizando na hora da compra. Os principais motivos apresentados foram: esquecimento, pouca praticidade para carregar a ecobag e a opção de alguns consumidores em reciclagem das sacolas plásticas para outros fins. "Embora tenha havido um avanço considerável na conscientização ambiental, os consumidores compram as sacolas ecológicas, mas a utilizam mais como um acessório para passeio do que como medida de preservação ambiental. As pessoas precisam se conscientizar das conseqüências para o nosso planeta", explica Elaine Guapo, diretora de Marketing da Gatto de Rua, empresa patenteadora da Bag Market.
As mulheres são as que mais utilizam as sacolas ecológicas, elas representam 83% dos consumidores ecologicamente corretos. A utilização das ecobags é mais notada em supermercados com 68%, contra 23% em quitandas, e 9% em outros tipos de estabelecimentos.
Quanto a não adesão ao uso, os dados mostraram que se deve ao fato de os consumidores utilizarem as sacolas plásticas: em latas de lixos; para recolher dejetos de animais; e para transportar objetos (como toalhas em localidades praianas, roupas e guarda-chuvas molhados, livros, etc.).
O levantamento foi realizado para a Gatto de Rua com 1.064 pessoas, entre 19 a 30 de julho de 2010 em diversos estabelecimentos.Guapo afirma que em cidades onde foram adotadas medidas para proibir ou coibir a utilização de sacolas plásticas, e a população colaborou, o número de adesões são significativos. Por exemplo, em Xanxerê, cidade de 42 mil habitantes no interior de Santa Catarina, por iniciativa da própria população, pois não há legislação específica, conseguiu-se cortar 91% do uso dos sacos desde abril de 2009, quando os supermercados passaram a cobrar pelas sacolas plásticas: R$ 0,50 por cada embalagem com cinco.
A especialista alerta também que cabe as empresas desenvolverem produtos que sejam práticos, maleáveis e de fácil utilização para os consumidores. "Não adianta ter um produto bonito, mas fica guardado em casa ou no carro, seja pelo seu tamanho e textura. Hoje, o consumidor que praticidade. Quer colocar sua sacola ecológica na bolsa ou pasta e esquecer que ela está lá. Pensando nisso, nós desenvolvemos três alternativas para estimular o uso das ecobags", explica.
As opções com a assinatura da Gatto de Rua, que já estão disponíveis no mercado, são:
bag_markBag Market: sacola em TNT própria para as compras do mês. São três sacolas, separadas por tipos de compras: geladeira, alimentos em geral, higiene e limpeza, a fim de não misturar produtos de gêneros diferentes. As sacolas podem ser carregadas separadas ou unidas por velcros, que se encaixam perfeitamente em carrinhos de supermercado. É resistente ao uso constante, higiênicos e podem ser lavados na máquina.


bolas_chaveiroSacola Chaveiro: Sacola retornável de tecido, confeccionada em nylon. Prática e pequena pode ser levada junto com o molho de chaves. Leve, resistente e lavável, pode ser dobrada, ficando na forma de um chaveiro de aproximadamente 7,5cm X 9,5cm. Tamanho da sacola aberta: 42 cm X 50 cm (com as alças).  

bolsa_bolaSacola Bola: Confeccionada em microfibra, a Sacola Bola pode ser dobrada e amarrada, ficando no formato de uma pequena bola. O produto é lavável, retornável e fácil de guardar. A Bag Market é uma única sacola organizadora no mercado brasileiro, voltada para o público final, que não quer carregar inúmeras sacolinhas ecológicas em suas compras. É voltada para as grandes compras, para facilitar na hora da escolha dos produtos, passagem nos caixas e transporte. Os outros dois foram desenvolvidos para clientes corporativos (estabelecimentos, supermercados e empresas em geral) e por serem simples, maleáveis e práticos podem ser utilizados em ações promocionais ou como brindes.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em breve, o lançamento de uma nova linha de EcoBags!

Ecobag: de 10 pessoas, 3 têm e só 1 usa

Sacolas ecológicas estão na moda, mas não viraram hábito

Não é novidade que sacolas reutilizáveis de pano, nylon, plástico reciclado e outros materiais já podem ser facilmente adquiridas em supermercados e lojas de todo o país. Depois de várias campanhas, grande apoio midiático e respaldo de marcas consagradas (relembre o caso da Puma), a conscientização chegou aos consumidores e as sacolas plásticas foram marginalizadas.
Hoje, 34% das pessoas têm sacolas ecológicas, o que representaria então 34% menos lixo no meio ambiente. No entanto, este tímido índice é muito menor: só 29% destas pessoas usa suas ecobags. Em suma, mesmo com todos os esforços, menos de 10% da população brasileira usa sacolas ecológicas.
Os dados são de uma pesquisa da Gatto de Rua, realizada em em supermercados, lojas, livrarias, farmácias e quitandas, que ainda constatou os motivos para esta baixa estatística. Esquecimento e reciclagem das sacolas para outros fins são os principais. Entre os homens, que representam apenas 17% dos compradores ecologicamente corretos, a reclamação foi a falta de praticidade.

Saiba Mais,

Cidade lança campanha contra sacolas plásticas

Holambra - SP, Terça-feira, 24 de Agosto de 2010
Padaria já aderiu ao projeto; Ong Suprema prepara reunião com empresários e espera 100% de adesão

Comércio deve dar o primeiro passo: padaria já aderiu à campanha
        A Semana Mundial do Meio Ambiente deve ser comemorada com expectativa em Holambra, cidade que conta com duas Ongs atuantes – Suprema e Hamigos – e voltadas, principalmente, para a preservação ambiental.

        E uma campanha que começou ‘tímida’ no ano passado promete ganhar forças nos próximos meses: a substituição das sacolinhas de plásticas, tão usadas nos comércios, por similares de papel ou tecido, velhas conhecidas de muitos brasileiros. “Estamos voltando ao tempo, mas de forma bem consciente. Se antes usávamos sacolas de papel ou pano por falta de opção, hoje queremos substitui-las para contribuirmos com o meio ambiente”, resumiu Geraldo Eysink, da Suprema.


Saiba Mais,
Jornal da Cidade - Cidade lança campanha contra sacolas plásticas

PUMA inova sua embalagem


Após 21 meses de pesquisa, duas mil idéias e mais de 40 protótipos, a Puma revelou o seu novo sistema de embalagem, que substitui as caixas de papelão.

Desenvolvido pelo designer industrial Yves Béhar, o lançamento substituirá todas as caixas presentes no varejo até o segundo semestre de 2011.

A embalagem é composta por duas partes: uma sacola feita com plástico de garrafas recicladas, e um cartão dobrável com encaixes, que protege o calçado sem precisar de cola.

De acordo com a Puma, a embalagem que recebeu o nome de "Saquinho Inteligente", diminui o uso de cerca de 29 milhões de sacolas plásticas, reduz o uso de água e energia em 25%, emite 25% menos CO2, e minimiza o uso de papel em 75% e de papelão em 65%.

Parabéns para a Puma, pela iniciativa.
Fonte: Revista Atitude Sustentável


  

Chega de sufocar o planeta!


Esta é a frase da campanha dos supermercados de Jundiaí para dar fim ao uso das sacolinhas de plástico.

Representantes de várias redes definiram as peças publicitárias que serão usadas além de debaterem sobre os modelos de sacolas retornáveis que poderão entrar como opção de venda para os consumidores.
Ainda existe um projeto para difusão de um carrinho feito em plástico reciclável, com cestas de encaixe, que poderão ser usados como alternativa na campanha em prol do meio ambiente.

O prazo para que as sacolas plásticas sejam abolidas dos mercados em Jundiaí é 30 de agosto. Depois disso, os estabelecimentos oferecerão um modelo feito com amido de milho que é compostável, ou biodegradável depois de 180 dias.

"A campanha de conscientização começou em junho. Agora vamos colocar outdoors, busdoor (publicidade na traseira de ônibus) e publicidades em jornais, rádios e emissoras de TV para que as donas de casa estejam conscientes do prazo", explica o vice-presidente de centrais de negócios da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e presidente da Rede Parceiros de Supermercados de Jundiaí, Edivaldo Bronzeri.

O custo da campanha está orçado em R$ 140 mil, entre todas as mídias. As sacolas que serão oferecidas pelos supermercados não terão a logomarca da rede. Todas serão padronizadas com o logotipo da campanha e serão comercializadas por R$ 0,19 a unidade. Cada supermercado poderá incrementar o leque de sacolas com as retornáveis, que são feitas em pano, lona e náilon, entre outros materiais, e serão vendidas mas ainda estão sem valor estipulado.

Alternativas - A reunião realizada ontem contou com a participação de representantes de redes de supermercados. Juntos, são responsáveis por 95% do fornecimento de sacolas plásticas da cidade, o que representa um movimento de 15 milhões de sacolas/mês. "Estamos estudando alternativas como os carrinhos de plástico reciclado. A ideia é que as pessoas tenham a cestinha e só a encaixem no carrinho. Na hora de passar no caixa, é só desencaixar", comenta Bronzeri. Esse tipo de carrinho é apenas uma sugestão que está sendo feita para as redes. Em Jundiaí, somente alguns estabelecimentos já adotaram o aparato. "O custo não está em discussão. Estamos pensando no futuro do meio ambiente", salienta Bronzeri.

E dá-lhe o setor varejista cuidando do meio ambiente!
Tenho orgulho de fazer parte.
Fonte: Latin American Foruns - Serra do Japi - Jundiaí. 

Saiba Mais,

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Veja como a garrafa PET é transformada em fibras, tecido e Sacola.

Veja como a garrafa PET é transformada em fibras, tecido e Sacola.

O Catálogo Sustentável


O Catálogo Sustentável é uma ferramenta online que armazena informações sobre produtos e serviços avaliados e selecionados pela equipe de especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces) a partir de critérios de sustentabilidade. Aqui você encontra informações técnicas, as características sustentáveis e a avaliação dos impactos ambientais dos produtos convencionais nas principais etapas de sua vida - matéria-prima, processo produtivo, utilização e descarte final.

A equipe do GVces saiu às ruas colhendo depoimentos sobre o que as pessoas acham e como elas aplicam o conceito de sustentabilidade na hora de escolher os produtos que consomem.

Video importante - Sacolas Plásticas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...