segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lei proíbe o uso de sacolas plásticas no arquipélago

Comunidade de Boipeba ganhou sacolas retornáveis
Comunidade de Boipeba ganhou sacolas retornáveis
fevereiro 24th, 2010 under Morro de São Paulo.

Faltam poucos meses para os estabelecimentos comerciais do arquipélago de Tinharé se adequarem a lei municipal que prevê a substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, ecológicas ou biodegradáveis. A lei foi sancionada em 29 de junho de 2009 e o prazo para os estabelecimentos se adequarem é de um ano.
De acordo com a lei os supermercados, padarias e os estabelecimentos de pequeno porte terão que substituir as sacolas de plásticos por embalagens retornáveis, ecológicas ou biodegradáveis. As sacolas retornáveis oferecidas aos clientes deverão ser confeccionadas com material resistente, capaz de suportar o peso e o volume das mercadorias. Os estabelecimentos que não se adequarem a lei terão que pagar uma multa no valor de R$ 1.000,00 e em caso de reincidência o valor será de R$ 2.000,00. A lei prevê ainda penalidades de interdição do estabelecimento e cassação do alvará.
Boipeba saiu na frente e a maioria dos comerciantes já estão utilizando as sacolas biodegradáveis e retornáveis. O Centro Ambiental em parceria com a comunidade confeccionou com as costureiras da ilha 650 sacolas retornáveis e distribuiu para a população. Algumas famílias da ilha ganharam uma sacola e também a visita de um orientador explicando o projeto. Em Morro de São Paulo algumas empresas já estão promovendo campanhas de conscietização para o uso das sacolas retornáveis.
A Rota Tropical está vendendo e dando como brinde aos clientes que compram passeios de lanchas a “eco-bag”. Outra maneira de ganhar uma eco-bag grátis é comprando passagens da companhia aérea Addey pelo site www.addey.tur.br.  Em alguns dos supermercados da ilha também podem ser vistas sacolas à venda.
A Prefeitura de Cairu se encarregará de realizar campanhas educativas e de conscientização aos cidadãos e instituições a respeito dos benefícios desta lei para a preservação do meio ambiente, porém, até o momento não foi divulgada nenhuma ação deste tipo.

Fonte:
http://www.morrodesaopaulo.blog.br/?p=228

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...